Contenção de Taludes com Cortinas Atirantadas em Obras Rodoviárias

Carlos Williams Carrion
Eng Gestor / Coordenador de Projetos Geotécnicos
GEOCONSULTT – Geotecnia, Fundações e Projetos Ltda, São Paulo / SP, Brasil
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RESUMO

Entre as diversas aplicações das cortinas atirantadas em obras de infraestrutura de transportes, apresenta-se neste trabalho uma seqüencia executiva de projeto geotécnico de taludes atirantados, como alternativa de solução de problemas de infraestrutura rodoviária que envolvem instabilidade de encostas e de taludes de solos; com limitações de espaço que não permitem a execução de grandes escavações provisórias. As cortinas atirantadas são estruturas de concreto armado que recebem a tração de tirantes para contenção de taludes, solução adotada para contenção das encostas íngremes das marginais da Via Dutra, entre km 145 e km 147,9, na região de São José dos Campos/ SP. Os tirantes da cortina foram dimensionados por equilíbrio de momento de massas do círculo de ruptura e pela capacidade de carga do bulbo (trecho ancorado). Esta alternativa de projeto de contenção vem sendo utilizada com sucesso em Obras rodoviárias , especialmente nesta rodovia, onde as vias marginais atravessam relevos topográficos bastante acidentados; onde a geometria da marginal exigiu de cortes altos, e os taludes resultantes desses cortes foram contidos por cortina atirantada esbelta. Finalmente, apresentam-se neste artigo recomendações técnicas e dificuldades executivas ocorridas no projeto e gerenciamento da construção das cortinas, especialmente quando o espaço e tempo disponível é muito reduzido, e precisa-se de cortina esbelta, com espessura menor do que outros tipos de paramento.

PALAVRAS CHAVES: Cortina atirantada / Concreto armado / Contenção / Tirantes

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo apresentar o projeto de cortinas atirantadas para contenção de taludes das vias marginais na Rodovia Presidente Dutra, no trecho entre os km 145 e km 147,9, na região de São José dos Campos/ SP, visando a elaboração dos Projetos Geotécnicos necessários ao detalhamento dos Projetos de Muros de Contenção e de Pavimentação das marginais. Foram realizadas para este projeto uma série de sondagens à percussão e ensaios geotecnicos que permitiram o reconhecimento dos problemas ocorrentes, tais como : regiões de ocorrência de solos moles , estudos de áreas de cortes , fundação de O.A.E-Obras de Arte Especiais e determinação das características geotécnicas dos solos presentes na região.

Neste artigo apresenta-se o dimensionamento geotécnico de um dos muros de contenção em cortina atirantada projetados para possibilitar as obras de implantação das marginais da Via Dutra em São José dos Campos. Para a implantação deste muro está prevista a escavação e atirantamento deste muro, em etapas, a partir do seu topo. Os tirantes projetados neste subtrecho são elementos estruturais confeccionados a partir de barras de aço diâmetro 30mm , introduzidas no terreno através de perfuração, que são capazes de suportar esforços de tração e auxiliar na estabilização dos taludes de solos do trecho em estudo. Nas bases dos muros serão executadas sapatas corridas.

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