Patologia e Avalição das Obras de Restauração do Pavimento de Concreto da Pista de Jusante da Usina Hidrelétrica de Itaipu

Carlos Williams U. Carrión
Eng. Gestor CDHU, Professor Assistente UAnhembi Morumbi


RESUMO

Apresenta-se neste trabalho o Projeto de Restauração do Pavimento de Concreto da pista de jusante da UHE ITAIPU localizada na elevação 144,00 Inicialmente constatou-se deslocamentos longitudinais das placas de concreto que ocorreram gradativamente 05(cinco ) anos após o termino da construção, tornando-se mais acentuados no Bloco U-7 e atingindo em torno de 0,40m no Bloco AMD-3. A seguir , no sentido da margem direita observou-se a iminente possibilidade dos dispositivos de drenagem superficial ficarem parcial ou totalmente obstruídos com a conseqüente danificação da impermeabilização da cobertura da Casa de Força da Usina. Assim, foi realizado um acompanhamento periódico dos deslocamentos, levantamento das condições atuais da impermeabilização da laje de cobertura da Casa de Força tentando identificar focos de infiltração, levantamento das condições das juntas de dilatação e das juntas longitudinais e transversais das placas de concreto da estrutura principal das unidades U1 a U15.

Os principais defeitos diagnosticados no pavimento de concreto foram: fissuras devido à inadequação da cura do concreto, esborcinamento de juntas transversais que entraram em colapso prematuro, fissuras longitudinais e transversais e o empenamento de algumas placas devido à variação brusca de temperatura. De outro lado, foram diagnosticadas as principais causas dos deslocamentos tais como: o excessivo tráfego de equipamentos pesados com cargas por eixo acima do previsto no Projeto acelerando o colapso das juntas transversais, o efeito da dilatação térmica das placas de concreto que praticamente trabalhavam isoladas da estrutura devido à presença da camada de impermeabilização.

Em consequência , ocorreu o comportamento inadequado do selante que não evitou à penetração de materiais incompressíveis nas juntas o que ocasionou o continuo e permanente esborcinamento das juntas; e as severas variações de temperaturas a que foram submetidas as placas de concreto trouxeram como resultado, inesperados danos decorrentes do deslocamento das placas. Finalmente, apresentou-se Projeto de Restauração do pavimento seguido de recomendações técnicas no concernente ao projeto geométrico das juntas transversais e a adoção de juntas longitudinais de construção com barras de ligação visando dar maior rigidez ao sistema.

PALAVRAS CHAVES: Pavimento de concreto / Juntas transversais / Restauração de pavimentos / Impermeabilização / trafego de equipamentos.

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