Eng Gestor / Coordenador de Projetos CONCREMAT Engenharia, São Paulo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
RESUMO
As modernas técnicas e os eficientes materiais de construção disponíveis atualmente estão revolucionando as técnicas de Projeto e construção de obras de Drenagem de rodovias. As pesquisas estatísticas do DER-SP comprovam a maior probabilidade de acidentes por derrapagens em pistas molhadas. O atrito da pista nestas condições é inferior ao atrito com a pista seca; esta redução se dá por não haver expulsão total da água que se encontra entre o pneu e o pavimento.
Neste trabalho propõe-se analisar os problemas de segurança do usuário de rodovia decorrente da acumulação de água na superfície de rolamento, fato que torna o pavimento escorregadio, dos perigos da hidroplanagem , da perda de visibilidade devido á agua aspergida, dos problemas construtivos devido a infiltração superficial da água, do efeito de bombeamento devido ao tráfego, do estado de conservação dos pneus, da textura do pavimento e do decréscimo do coeficiente de atrito com o aumento da velocidade. Descreve-se o fenômeno da derrapagem com pista seca e seu aprofundamento com a presença de água.
A análise fica restrita ao estudo do veiculo, da influencia do estado de conservação dos pneus e a via, com um motorista em idênticas condições dirigindo em pista seca ou molhada. Finalmente, apresentam-se neste artigo procedimentos que nos permitam avaliar a redução da capacidade viária e da segurança em função da ocorrência de chuvas intensas, da derrapagem, da hidroplanagem, dos fatores físicos da via, dos fatores de trafego e outros distúrbios no meio ambiente e no pavimento
PALAVRAS CHAVES: Drenagem de rodovias / derrapagens / Segurança rodoviária / Hidroplanagem / Infiltração de água / Coeficiente de atrito / Bombeamento.