Técnicas de Otimização de Projetos na Engenharia Rodoviária

Carlos Williams Carrion, Eng Coordenador de Projetos
HIDROSERVICE- Engenharia de Projetos Ltda, São Paulo / SP, Brasil
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RESUMO

Entre as numerosas aplicações da informática no campo da Engenharia Civil, apresentam-se neste trabalho uma série de diagnósticos e conclusões com relação ao emprego dos subsistemas ICES-ROADS ( Integrated Civil Engineering System-Roads Analysis Design System) e ICES-COGO ( Integrated Civil Engineering System-Coordinate Geometry) do MIT-Massachusetts Institute og Technology na solução de problemas geométricos que envolvem locação e construção de qualquer tipo de rodovia. Baseado na experiência adquirida na Hidroservice-Engenharia de Projetos, na aplicação destes subsistemas em diversos projetos geométricos de estradas , apresentam-se sugestões a futuros usuários , visando a otimização das cotas de projeto.

PALAVRAS CHAVES: Rodovias / Projeto geométrico / ICES-ROADS / Seções transversais / greide de projeto

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, através do uso do subsistema ICES-ROADS , classificam-se as camadas do subsolo com base nas sondagens, definem-se o projeto geométrico em planta e perfil longitudinal e integra-se com o ICES-COGO, define-se a seção transversal de projeto e simula-se o comportamento e desempenho dos veículos na rodovia. Assim, implementa-se a automatização dos projetos, gerando uma série de recomendações sobre a aplicação do subsistema ICES-ROADS ( Integrated Civil Engineering System-Roads Analysis Design System ) e ICES-COGO , na otimização e flexibilização de projetos geométricos de qualquer tipo de via de transporte, com ênfase para as rodovias e ferrovias.

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