Mensuração e Gestão de Custos na Construção Civil e no Setor de Serviços

RESUMO

A sobrevivência das empresas de Construção Civil torna-se cada vez mais árdua pela necessidade de atender as demandas de uma Sociedade cada vez mais exigente e consciente de seus direitos.

As mudanças na cenário da Construção Civil com a redução dos investimentos financeiros estatais, globalização da economia e a crescente competitividade no mercado, entre outros fatores, levaram as empresas construtoras a buscarem formas de aumentar a produtividade, sua eficiência competitiva e a Qualidade de suas Construções e processos, através da implantação de Técnicas de Racionalização Construtiva e de Gestão da Qualidade.

As Normas da Série ISO 9000 serviram como base para o desenvolvimento de Programas de Qualidade e Produtividade para a Construção Civil, tais como o QUALIHAB e o PBQP-H que através de ações positivas do Governo estadual tem levado a uma adesão cada vez maior das empresas Construtoras visando a Garantia da Qualidade Total. As Normas ISO 9000 servem como base ou apoio para a busca da Qualidade Total e devem ser utilizadas em situações contratuais que exijam demonstração de que a empresa construtora é administrada com Qualidade. A filosofia da Gestão da Qualidade é de que todos os setores da empresa Construtora devem ter o compromisso integrado com a Política da Qualidade englobando os principais setores da Organização, tais como: Vendas, Projeto, Planejamento, Recursos Humanos, Setor Comercial, Setor de Suprimentos, Setor de Produção , Pós - Produção, etc.

Assim, apresentamos uma análise a respeito de Sistemas da Qualidade, metodologia da implantação das Normas ISO 9000 e as novas tendências do Gerenciamento de Obras de Construção Civil.

PALAVRAS CHAVES: Construção Civil / Qualidade / Gestão Pública / Produtividade / ISO 9000 / Qualihab

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