Projeto de Aterros sobre Solos Moles - Caso do Conjunto Habitacional São Vicente H

Eng° CARLOS WILLIAMS CARRION, Ms, Gerente de Projetos CDHU, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

RESUMO

A Construção de edificações sobre solos moles, de baixa resistência e elevada compressibilidade deve ser evitado sempre que possível, pois é um problema de solução onerosa, e nem sempre totalmente eficaz.

Muitas dificuldades costumam ocorrer na execução de aterros sobre solos moles , tanto no que diz respeito a problemas de ruptura de base , como a problemas de recalques excessivos e inesperados. Em especial, porque a espessura da camada de solo mole, geralmente varia muito dentro da área do empreendimento em construção. Este trabalho tem por objetivo descrever as soluções atuais mais recomendáveis e apresentar as dificuldades ocorridas no desenvolvimento do Projeto Geotécnico de Aterros sobre solos moles para a Construção do Conjunto Habitacional São Vicente H, sob responsabilidade da CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Estado de São Paulo.

A Construção de edificações sobre solos moles é problema bastante comum no Litoral Paulista devendo a escolha de solução geotécnica adequada ser orientada por estudo geotécnico de análise de estabilidade de taludes e pelo orçamento estimado do aterro a executar. Entre os principais fatores que afetam a solução a ser escolhida destacam-se: as dimensões do aterro, as características do material de fundação, os materiais de construção, o programa de Construção do empreendimento e a localização da Obra.

PALAVRAS CHAVES: Aterros / Solos moles / alta compressibilidade / estabilidade de taludes / ruptura de base / recalques

Baixar Artigo