Projeto e Gerenciamento de Obras de Solo Grampeado na Favela de Paraisópolis-São Paulo/SP

Carlos Williams Carrion , Eng Gerente de Projetos
DUCTOR-Implantação de Projetos Ltda , São Paulo/ Brasil, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Sidnei A. Gomes, Eng Civil ENCIBRA Engenharia Ltda, São Paulo/ Brasil, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

RESUMO: Entre as diversas aplicações das técnicas de reforço de solos no campo da Engenharia Geotécnica, apresentam-se neste trabalho uma metodologia de projeto geotécnico de reforço de solos com relação ao emprego de “Solo grampeado” na solução de problemas geotécnicos que envolvem instabilidade de taludes de solos em obras de Reurbanização de Favelas ; foram incluídas as técnicas de gerenciamento e controle de qualidade das obras de construção e apresentadas recomendações técnicas para aplicação do solo grampeado, na implantação de futuros projetos habitacionais, em função de seu custo operacional reduzido, qualidade e eficiência.

PALAVRAS CHAVES: Solo grampeado / Instabilidade / Chumbadores / Grampos / Concreto projetado

1 INTRODUÇÃO

Os autores descrevem neste trabalho a aplicação da técnica de solo grampeado no reforço de taludes instáveis, localizados na Rua Pasquale Gallupi do Setor Grotinho, que faziam parte das Obras de Reurbanização da Favela Paraisópolis, área pertencente á Subprefeitura de Campo Limpo do município de São Paulo, SP. Na fase de Projeto foram executadas sondagens á percussão, levantamento planialtimétrico cadastral; ensaios triaxiais, estudos de estabilidade de taludes, diagnostico do problema, estudo de retaludamento, dimensionamento do reforço e detalhamento do projeto de contenção.

Na fase de Gerenciamento destacam-se o controle de qualidade das Obras de Solo Grampeado com ênfase para o monitoramento dos recalques das moradias lindeiras à Rua Pasquale Gallupi. Foram previstas leitura de testemunhos metálicos instalados nas paredes visando verificar a evolução das trincas e / ou fissuras e do monitoramento dos recalques no talude através de leituras instrumentais periódicas com equipamento topográfico; além do controle de qualidade da execução dos grampos por meio de ensaios de arrancamento e do concreto projetado através de ensaios de resistência á compressão. Finalmente apresentam-se as vantagens técnicas do reforço de taludes com solo grampeado, em relação a outras técnicas , tais como: o baixo custo dos chumbadores, facilidade de execução com equipamentos leves e de fácil manuseio, boa produtividade, suporta com segurança eventuais deformações , além da flexibilidade ás condições geométricas do talude.

2 METODOLOGIA E RESULTADOS

Trata-se de uma encosta em área de risco localizada no setor denominado Grotinho – Paraisópolis, com extensão de 100,00 m e 18,00 m de desnível, onde existiam casas em situação de risco na crista e no pé do talude.

Nesta Obra habitacional, a introdução de reforço de solo grampeado estabilizou rápida e permanentemente o talude e elevou seu nível de segurança global , protegendo sua superfície e conferindo-lhe um coeficiente de segurança aceitável. Para garantir o bom comportamento estrutural dos chumbadores, foi imprescindível o controle da armação centrada e do recobrimento da barra de aço, além dos volumes e da pressão de injeção.

A injeção dos chumbadores e a proteção do talude com concreto projetado, teve baixo custo em relação a outras técnicas de reforço de taludes. A perfuração dos chumbadores foi executada com perfuratriz manual leve, de tal maneira que a cavidade perfurada permaneceu estável, até que a injeção de calda de cimento fosse concluída.

No processo executivo de injeção de calda de cimento e lançamento do concreto projetado, também foram utilizadas equipamentos manuais ou leves, de fácil manuseio. Esta técnica apresentou boa produtividade, sendo sua produção diária superior á outras técnicas de reforço. Trata-se de uma técnica flexível e versátil, cuja metodologia de execução minimiza erros operacionais e adapta-se ás condições geométricas do talude.

Nesta obra tornou-se necessário, o rigoroso controle da armadura do concreto projetado, ou seja, do cobrimento da tela eletro soldada, visando garantir a boa ligação entre ambas. Além do controle rigoroso do consumo de injeção de calda de cimento, pois se trata de consumo diretamente proporcional ao grau de porosidade do solo. Foram necessários, cuidados especiais de umidificação do concreto projetado, visando obter um concreto com maior resistência, menor permeabilidade e menos poeira.

Com relação ao dimensionamento, foi utilizado neste projeto , a metodologia do equilíbrio limite, no qual os fatores de segurança foram obtidos a partir de superfícies de ruptura pré-estabelecidas. Em consequência a estrutura reforçada depende da magnitude dos parâmetros de resistência do solo e da resistência ao cisalhamento no contato solo-reforço.

Finalmente, recomendou-se que as obras de Solo Grampeado em empreendimentos habitacionais sejam acompanhadas rigorosamente por Eng Geotécnico, a fim de verificar eventuais condicionantes geológico-geotécnicas gerais e pontuais do maciço, fato que poderá gerar ajustes no posicionamento dos chumbadores.

Baixar Artigo