Projeto de Cortina Atirantada em Obras Rodoviarias - Caso da marginal da Via Dutra

Carlos Williams Carrion, Diretor GEOCONSULTT – Geotecnia e Fundações Ltda, São Paulo / SP , Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

PALAVRAS-CHAVES: Cortina atirantada / Contenção / Tirantes / Instabilidade de taludes / Encostas íngremes.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo apresentar projeto de cortinas atirantadas para contenção de taludes das vias marginais na Rodovia Presidente Dutra, no trecho entre os km 145 e km 147,9, na região de São José dos Campos / SP. Entre as diversas aplicações das cortinas atirantadas em obras de infraestrutura de transportes, apresenta-se neste trabalho uma seqüencia executiva de projeto geotécnico de tirantes atirantados, como alternativa de solução de problemas de infraestrutura rodoviária que envolvem instabilidade de encostas e de taludes de solos; com limitações de espaço que não permitem a execução de grandes escavações provisórias.

As cortinas atirantadas são estruturas de concreto armado que recebem a tração de tirantes para contenção de taludes, solução adotada para contenção das encostas íngremes das marginais da Via Dutra, BR-116/SP.

2 METODOLOGIA E RESULTADOS

Foram programados para este projeto sondagens à percussão e ensaios geotécnicos que permitiram o reconhecimento dos problemas ocorrentes, tais como : regiões de ocorrência de solos moles , estudos de áreas de cortes e determinação das características geotécnicas dos solos da região. Os tirantes da cortina foram dimensionados por equilíbrio de momento de massas do círculo de ruptura e pela capacidade de carga do bulbo (trecho ancorado), sendo os parâmetros geotécnicos adotados por correlação com as sondagens á percussão e ensaios triaxiais. Para a implantação desta contenção foi prevista a escavação e atirantamento deste muro, em etapas, a partir do seu topo. Os tirantes projetados neste subtrecho são elementos estruturais confeccionados a partir de barras de aço diâmetro 30mm , introduzidas no terreno através de perfuração, que são capazes de suportar esforços de tração e auxiliar na estabilização dos taludes de corte.

Esta alternativa de projeto de contenção vem sendo utilizada com sucesso em Obras rodoviárias, especialmente neste caso, onde as vias marginais atravessam relevos topográficos bastante acidentados; onde a geometria da marginal exigiu de cortes altos, e os taludes resultantes desses cortes foram contidos por cortina atirantada esbelta. Finalmente, descrevem-se as dificuldades executivas para implantação da cortina, especialmente quando o espaço e tempo disponível é muito reduzido, e precisa-se de cortina esbelta, com espessura menor do que outros tipos de paramento.

A fundação direta da cortina atirantada, deverá estar integrada com a metodologia executiva da Obra, com os equipamentos a utilizar, e com as características do subsolo local.

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