Situação da Gestão da Qualidade na Construção Civil - Avanços e Desafios

CARLOS WILLIAMS CARRION
Eng Coordenador de Projetos CDHU , MSc
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


RESUMO

Dentro das numerosas aplicações da Gestão da Qualidade no campo da Engenharia Civil, apresentam-se neste trabalho uma série de diagnósticos e conclusões com relação ao seu emprego na indústria da Construção Civil, na solução de problemas de perdas, retrabalhos, eficiência e produtividade. Baseado na experiência adquirida no Projeto e Construção de Conjuntos Habitacionais da CDHU, apresentam-se os desafios encontrados, avanços futuros e sugestões a engenheiros, visando a otimização da qualidade das construções, através da implantação de técnicas de racionalização construtiva e de Gestão da Qualidade.

PALAVRAS CHAVES: Qualidade / Produtividade / Construção civil / Eficiência / desperdícios / racionalização

Baixar Artigo

Projeto de Aterros sobre Solos Moles - Caso do Conjunto Habitacional São Vicente H

Eng° CARLOS WILLIAMS CARRION, Ms, Gerente de Projetos CDHU, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

RESUMO

A Construção de edificações sobre solos moles, de baixa resistência e elevada compressibilidade deve ser evitado sempre que possível, pois é um problema de solução onerosa, e nem sempre totalmente eficaz.

Muitas dificuldades costumam ocorrer na execução de aterros sobre solos moles , tanto no que diz respeito a problemas de ruptura de base , como a problemas de recalques excessivos e inesperados. Em especial, porque a espessura da camada de solo mole, geralmente varia muito dentro da área do empreendimento em construção. Este trabalho tem por objetivo descrever as soluções atuais mais recomendáveis e apresentar as dificuldades ocorridas no desenvolvimento do Projeto Geotécnico de Aterros sobre solos moles para a Construção do Conjunto Habitacional São Vicente H, sob responsabilidade da CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Estado de São Paulo.

A Construção de edificações sobre solos moles é problema bastante comum no Litoral Paulista devendo a escolha de solução geotécnica adequada ser orientada por estudo geotécnico de análise de estabilidade de taludes e pelo orçamento estimado do aterro a executar. Entre os principais fatores que afetam a solução a ser escolhida destacam-se: as dimensões do aterro, as características do material de fundação, os materiais de construção, o programa de Construção do empreendimento e a localização da Obra.

PALAVRAS CHAVES: Aterros / Solos moles / alta compressibilidade / estabilidade de taludes / ruptura de base / recalques

Baixar Artigo

Influência da Drenagem Superficial de Pavimentos na Segurança Rodoviária

Carlos Williams Carrion
Eng Gestor / Coordenador de Projetos CONCREMAT Engenharia, São Paulo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


RESUMO

As modernas técnicas e os eficientes materiais de construção disponíveis atualmente estão revolucionando as técnicas de Projeto e construção de obras de Drenagem de rodovias. As pesquisas estatísticas do DER-SP comprovam a maior probabilidade de acidentes por derrapagens em pistas molhadas. O atrito da pista nestas condições é inferior ao atrito com a pista seca; esta redução se dá por não haver expulsão total da água que se encontra entre o pneu e o pavimento.

Neste trabalho propõe-se analisar os problemas de segurança do usuário de rodovia decorrente da acumulação de água na superfície de rolamento, fato que torna o pavimento escorregadio, dos perigos da hidroplanagem , da perda de visibilidade devido á agua aspergida, dos problemas construtivos devido a infiltração superficial da água, do efeito de bombeamento devido ao tráfego, do estado de conservação dos pneus, da textura do pavimento e do decréscimo do coeficiente de atrito com o aumento da velocidade. Descreve-se o fenômeno da derrapagem com pista seca e seu aprofundamento com a presença de água.

A análise fica restrita ao estudo do veiculo, da influencia do estado de conservação dos pneus e a via, com um motorista em idênticas condições dirigindo em pista seca ou molhada. Finalmente, apresentam-se neste artigo procedimentos que nos permitam avaliar a redução da capacidade viária e da segurança em função da ocorrência de chuvas intensas, da derrapagem, da hidroplanagem, dos fatores físicos da via, dos fatores de trafego e outros distúrbios no meio ambiente e no pavimento

PALAVRAS CHAVES: Drenagem de rodovias / derrapagens / Segurança rodoviária / Hidroplanagem / Infiltração de água / Coeficiente de atrito / Bombeamento.

Baixar Artigo

Projeto e Construção de Obras de Restauração de Pavimentos Flexíveis na rodovia SP-55

Eng Carlos Willams Carrion
Gestor de Projetos-THEMAG Engenharia


RESUMO

Apresenta-se neste trabalho o Projeto e Construção das Obras de Melhoramento e restauração de pavimentos flexíveis da rodovia SP-55, subtrecho do Km 76 ao Km 106. Na fase de projeto foram realizados levantamentos topográficos, projeto geométrico de duas novas faixas de tráfego, projeto de terraplenagem, sinalização, dimensionamento do reforço de pavimentos pelo método DNER-PRO-10/1979 e dimensionamento de pavimentos flexíveis pelo método Murillo Lopez de Souza do DNIT; cadastro de dispositivos de drenagens obstruídos e sua compatibilização com a nova seção transversal ampliada e restaurada gerando o projeto e construção de obras de drenagens novas e complementares.

Na fase de construção destacam-se a transformação da pista simples com 02 faixas de tráfego para pista simples com 04 faixas de tráfego sem separador central, através da conversão dos acostamentos laterais em pistas de rolamento , fato que gerou a execução de diversas obras de terraplenagem e a construção de obras de reforço de pavimentos. Foram estabelecidas novas soluções de drenagem superficial e subterrânea devido á presença de lençol freático aflorante e de Obras de construção de aterros sobre solos moles devido á presença de espessas camadas de argila marinha ao longo do trecho.

PALAVRAS CHAVES: Restauração de rodovias / reforço de pavimentos / Obras de Melhoramento / drenagem superficial / drenagem subterrânea / aterros sobre solos moles

Baixar Artigo

Patologia e Avalição das Obras de Restauração do Pavimento de Concreto da Pista de Jusante da Usina Hidrelétrica de Itaipu

Carlos Williams U. Carrión
Eng. Gestor CDHU, Professor Assistente UAnhembi Morumbi


RESUMO

Apresenta-se neste trabalho o Projeto de Restauração do Pavimento de Concreto da pista de jusante da UHE ITAIPU localizada na elevação 144,00 Inicialmente constatou-se deslocamentos longitudinais das placas de concreto que ocorreram gradativamente 05(cinco ) anos após o termino da construção, tornando-se mais acentuados no Bloco U-7 e atingindo em torno de 0,40m no Bloco AMD-3. A seguir , no sentido da margem direita observou-se a iminente possibilidade dos dispositivos de drenagem superficial ficarem parcial ou totalmente obstruídos com a conseqüente danificação da impermeabilização da cobertura da Casa de Força da Usina. Assim, foi realizado um acompanhamento periódico dos deslocamentos, levantamento das condições atuais da impermeabilização da laje de cobertura da Casa de Força tentando identificar focos de infiltração, levantamento das condições das juntas de dilatação e das juntas longitudinais e transversais das placas de concreto da estrutura principal das unidades U1 a U15.

Os principais defeitos diagnosticados no pavimento de concreto foram: fissuras devido à inadequação da cura do concreto, esborcinamento de juntas transversais que entraram em colapso prematuro, fissuras longitudinais e transversais e o empenamento de algumas placas devido à variação brusca de temperatura. De outro lado, foram diagnosticadas as principais causas dos deslocamentos tais como: o excessivo tráfego de equipamentos pesados com cargas por eixo acima do previsto no Projeto acelerando o colapso das juntas transversais, o efeito da dilatação térmica das placas de concreto que praticamente trabalhavam isoladas da estrutura devido à presença da camada de impermeabilização.

Em consequência , ocorreu o comportamento inadequado do selante que não evitou à penetração de materiais incompressíveis nas juntas o que ocasionou o continuo e permanente esborcinamento das juntas; e as severas variações de temperaturas a que foram submetidas as placas de concreto trouxeram como resultado, inesperados danos decorrentes do deslocamento das placas. Finalmente, apresentou-se Projeto de Restauração do pavimento seguido de recomendações técnicas no concernente ao projeto geométrico das juntas transversais e a adoção de juntas longitudinais de construção com barras de ligação visando dar maior rigidez ao sistema.

PALAVRAS CHAVES: Pavimento de concreto / Juntas transversais / Restauração de pavimentos / Impermeabilização / trafego de equipamentos.

Baixar Artigo